Inscrições Para A 2.ª Fase dos Exames Nacionais de 15 a 16 de julho

Todos os alunos que pretendam realizar provas e exames na 2.ª fase têm de proceder à respetiva inscrição no PIEPE, entre 15 e 16 de julho.
Inscrições Para A 2.ª Fase dos Exames Nacionais de 15 a 16 de julho

A 1ª fase dos exames nacionais do ensino secundário acabará no dia 28 de junho. Com os resultados a serem afixados no dia 15 de julho, para o ensino secundário. Todos os alunos que pretendam realizar provas e exames na 2.ª fase têm de proceder à respetiva inscrição no PIEPE, entre 15 e 16 de julho.

Os exames realizados na 2.ª fase só podem ser utilizados, como provas de ingresso, na candidatura à 2.ª fase dos concursos de acesso ao ensino superior, no próprio ano escolar
ou nos quatro anos seguintes. Os resultados destes exames são divulgados no dia 05 de agosto, sendo possível a candidatura à 2.ª fase de acesso ao ensino superior de 26/08 a 04/09, com resultados publicados a 15/09. Toda a informação pode ser consultada em Guia Geral de Exames 2024 | DGES.

Só podem ser admitidos à 2.ª fase das provas e exames, mediante inscrição obrigatória, os alunos que realizaram provas na 1.ª fase, desde que:

  • Não tenham obtido aprovação nas disciplinas em que realizaram exames na 1.ª fase como alunos internos (aplica-se apenas aos alunos do 11.º ano);
  • Não tenham obtido aprovação nas disciplinas em que realizaram provas ou exames na 1.ª fase, como alunos autopropostos;
  • Pretendam realizar melhoria de classificação final da disciplina em qualquer disciplina cujo exame ou prova tenham realizado na 1.ª fase, no mesmo ano escolar, relevando o seu resultado apenas para efeitos de acesso ao ensino superior, no caso dos alunos do 12.º ano.
  • Pretendam repetir o exame final nacional de qualquer disciplina realizada na 1.ª fase que se constitua exclusivamente como prova de ingresso, ou para prosseguimento de estudos, no caso dos alunos do 11.º ano do ensino recorrente
  • Pretendam realizar melhoria de classificação final de disciplina, os alunos que tenham obtido aprovação, no presente ano letivo, em disciplinas terminais do 11.º ano ou do 12.º ano sujeitas a exame final nacional, cuja classificação releva apenas para efeitos de acesso ao ensino superior, no caso dos alunos do 12.º ano.
  • Pretendam realizar melhoria de classificação final de disciplinas terminais do 11.º ou do 12.º ano sem oferta de exame final nacional, cuja classificação, no caso dos alunos do 12.º ano, releva apenas para efeitos de acesso ao ensino superior.

A 2.ª fase destina-se ainda, mediante inscrição obrigatória, aos alunos que:

  • Pretendam realizar provas ou componentes de prova de exames finais nacionais de disciplinas que não pertençam ao seu plano de estudos ou que decorram do seu percurso formativo próprio, desde que tenham realizado na 1.ª fase outro exame calendarizado para o mesmo dia e hora, sendo aqueles equiparados a exames da 1.ª fase, para todos os efeitos;
  • Estejam excluídos por faltas na disciplina e que só podem inscrever-se para o respetivo exame final nacional na 2.ª fase desse mesmo ano letivo, na qualidade de autopropostos, de acordo com o estipulado na alínea b) do n.º 4 do artigo 21.º do Estatuto do Aluno e Ética Escolar, aprovado pela Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro.
Total
0
Shares
Comments 8
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prev
O Estudo da UTAO Sobre Contagem de Tempo de Serviço Dos Professores
O Estudo da UTAO Sobre Contagem de Tempo de Serviço Dos Professores

O Estudo da UTAO Sobre Contagem de Tempo de Serviço Dos Professores

Relatório UTAO n

Next
MEGA 2024-25: Datas Para A Emissão dos Vales Relativos Aos Manuais Escolares Gratuitos
MEGA 2024-25: Datas Para A Emissão dos Vales Relativos Aos Manuais Escolares Gratuitos

MEGA 2024-25: Datas Para A Emissão dos Vales Relativos Aos Manuais Escolares Gratuitos

Com base em um documento oficial da DGesTE, compartilhado no Blog DeArLindo, já

You May Also Like
Total
0
Share