BARCELOS: LUÍS MONTENEGRO INTERPELADO SOBRE EDUCAÇÃO – Carlos Dobreira

BARCELOS: LUÍS MONTENEGRO INTERPELADO SOBRE EDUCAÇÃO

No sábado à tarde (Dia de Reis), no Auditório São Bento Menni (Casa de Saúde João de Deus – Barcelos), no final de um encontro com autarcas do PPD/PSD tive o ensejo de interpelar Luís Montenegro sobre a situação das crianças e jovens com cegueira ou baixa visão a frequentar a Escola Pública, assim como dos profissionais de Educação.

Essa interpelação devia ter ocorrido em parceria com a professora Luísa Brandão na sede da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do distrito de Braga, na Póvoa de Lanhoso, mas a alteração da agenda de Luís Montenegro obrigou a uma deslocação a Barcelos.

Assim, Luís Montenegro foi alertado para a necessidade de colocação de guias no interior e nas imediações dos estabelecimentos de ensino. As guias no chão são um piso táctil com um ligeiro relevo (tipo lego). A maioria não tem essas guias, sendo muito importantes também junto às passadeiras localizadas à saída dos estabelecimentos de ensino.

Igualmente, o líder social democrata foi sensibilizado para a necessidade de celeridade no envio dos manuais em braille por parte do Ministério da Educação. Há atrasos no envio desses manuais.

Em relação à referência constante de Luís Montenegro aos professores, alertei que tem de abordar não só a situação dos professores mas acima de tudo de todos os profissionais de Educação pois são os que alavancam a Escola Pública, apesar da precariedade de alguns deles como terapeutas da fala e ocupacional, psicológos e assistentes operacionais.

Há também falta destes técnicos e assistentes operacionais na Escola Pública, tendo apelado ao líder social democrata para não se esquecer do exposto e inteirar-se sobre o que se passa no distrito de Braga e a nível nacional.

O candidato a Primeiro-ministro tomou nota do exposto, em particular sobre as situações específicas associadas às crianças e jovens com cegueira ou baixa visão.

A abordagem dos líderes dos partidos com temáticas diversas ligadas à Educação será uma postura intensificada em ações de pré-campanha, bem como na campanha eleitoral.

Texto: Carlos Manuel Dobreira
Crédito 1: SIC NOTÍCIAS
Crédito 2: Carlos Eduardo Reis

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous Article

Jovem de 17 anos Morre Em Escola de Seia Após Embate Contra Um Vidro

Next Article

Pelo Fim Das Provas e Exames Em Formato Digital | Petição de Um Aluno

Related Posts