GR210 (Português e Francês) Cada Vez Perde Mais Horários e Preocupa Docentes

Partilhe...



O Grupo 210 Cada Vez Perde Mais Horários e É uma Grande Preocupação Para Estes Docentes – Blog DeAr Lindo (arlindovsky.net)

“Os professores do grupo de recrutamento 210, do 2.º ciclo, têm vindo a perder vagas em todos os concursos de professores, ao longo de vários anos. Tendo em conta que a sua formação inicial previa a lecionação das disciplinas de Português e Francês, uma vez que esta última deixou de funcionar como opção para os alunos do 2.º ciclo, uma grande parte das direções das escolas opta por atribuir, maioritariamente, a disciplina de Português aos professores dos grupos 200 (Português e História e Geografia de Portugal), 220 (Português e Inglês) e, muitas vezes ao 300 (Português, 3.º ciclo).

Por esta razão, muitos professores que fizeram formação para a lecionação de Português estão marginalizados, impossibilitados de lecionar no grupo para os quais forma formados, aumentando a lista de “Não colocados” no grupo a que pertencem, numa época em que se fala tanto da falta de professores, nomeadamente da disciplina de Português.

Por esta razão, estes professores sentem-se lesados e ludibriados, pois as suas expectativas na realização profissional para a qual fizeram o seu percurso académico foram goradas, pelo facto de as “regras do jogo” terem sido alteradas sem qualquer discussão, sem qualquer legislação que as sustente, sem qualquer consulta aos professores, nomeadamente os envolvidos nesta causa.

Assim, os professores do grupo 210 vêm solicitar que seja revista a sua situação no que diz respeito aos concursos de professores, sugerindo que, à semelhança do que foi estipulado no 3.º ciclo, sejam criados grupos disciplinares de uma disciplina apenas: Português, Inglês e História e Geografia de Portugal, e cada professor fará a sua opção de acordo com a sua formação/preferência, permitindo uma igualdade de oportunidades no concurso de todos os docentes com habilitação profissional para a lecionação da disciplina de Português.”

Partilhe...
André
André

Estudante de Humanidades do Ensino Secundário. Entusiasta pela área da Educação. Futuro Docente de História do 3.º Ciclo ao Secundário. Esteve em luta com os PE nas greves de 2022/23, tendo dado declarações para a CNN Portugal em Direto.

Artigos: 2220

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *