Já Saíram Os Resultados da 1.ª Fase dos Exames Nacionais.

Partilhe...



ATUALIZAÇÃO: Médias Exames Nacionais 2023: Português e a Biologia Subiram | + Sobre Educação (msedu.pt)

Estão já disponíveis os resultados dos exames nacionais da 1.ª Fase.

Onde posso consultar os resultados dos exames nacionais?

Consulta primeiro a plataforma da escola, para se certificar de que as notas não foram divulgadas online. No caso de não ter acesso às mesmas online, então deverá dirigir-se até a escola para ver.

Deixo um artigo da UniArea sobre a 2.ª fase e outros assuntos importantes nesta fase.

E se a nota do exame nacional não for a que esperavas? Reapreciação de prova! – Uniarea

Como funciona o processo?

  • Em primeiro lugar, tens de pedir a consulta da prova. Para isto tens o próprio dia e o dia útil seguinte ao da publicação das classificações dos exames nacionais.
  • Em segundo lugar, a escola tem de te fornecer a cópia da prova, com a qual irás decidir se se justifica o pedido de reapreciação ou não. A escola tem até ao dia útil seguinte do prazo anterior para te entregar a cópia do exame.
  • Por último, caso pretendas pedir a reapreciação da prova, tens 2 dias úteis, a contar do dia em que receberes as cópias, para entregar o requerimento para o efeito acompanhado de alegação justificativa.

Quais são os custos?

  • As cópias da tua resolução da prova e das cotações atribuídas tem um custo que é definido pela própria escola. Algumas cobram poucos cêntimos e outras pedem até 5 euros pelo documento.
  • pedido da reapreciação em si exige o depósito de uma quantia de 25 euros, que te serão devolvidos caso o pedido te seja favorável. Ou seja, caso subas a nota.

Se o requerimento de reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações, não há lugar à apresentação da alegação nem tens de deixar qualquer depósito.

Existem riscos? Quais?

  • Sim. O teu exame é reapreciado totalmente, sendo revistas não só as perguntas que achas que foram mal corrigidas, como todas as restantes, pelo que a nota pode chegar a descer. No entanto, olhando para o que tem acontecido em anos anteriores, 75% das notas resultantes destes processos sobem, como referimos numa das 4 curiosidades sobre os Exames Nacionais.
  • Verifica-se também que a classificação da reapreciação não pode implicar a reprovação do aluno, caso a nota anterior permitisse a aprovação. Nestes casos a classificação passa a ser a classificação mínima que permite que aproves à disciplina. Ou seja, imagina que tinhas ido ao exame para efeitos de aprovação de uma disciplina, e tinhas tido 9,8 valores. Pedes a reapreciação da nota para tentar subir a algumas perguntas, mas o novo professor corretor acha que a tua nota afinal estava demasiado elevada segundo os critérios, chegando a conclusão que afinal a tua nota deveria ter sido 9 valores. Como com a nota inicial já estavas aprovado, a tua nota nunca poderia descer abaixo dos 9,5 valores, que seria a nota que seria afixada após a reapreciação da prova.

Quando são divulgados os resultados?

  • Exames da primeira fase: 10 de agosto.
  • Exames da segunda fase: 28 de agosto.

Podes consultar o restante calendário dos exames nacionais e de acesso ao ensino superior aqui.

E se a reapreciação piorar a situação?

Nesse caso podes fazer uma reclamação da reapreciação ao presidente do Júri Nacional no prazo de 2 dias úteis a contar da data da afixação dos resultados da reapreciação

Quando são divulgados os resultados da reclamação?

O Júri Nacional de Exames tem, legalmente, 30 dias úteis para divulgar o resultado do pedido após este ter sido feito.

Quem pede reapreciação de prova não pode concorrer?

Sim, pode! A nota resultante da reapreciação é alterada automaticamente na candidatura depois. E ainda existe a possibilidade de alterares a candidatura nos 3 dias úteis seguintes à publicação dos resultados, caso pretendas alterar as tuas opções.

Se não quiser alterar a candidatura, devo fazer alguma coisa quando sair a nota da reapreciação?

Não precisas. Quer a nota do exame suba, quer desça, a nova nota do exame nacional será atualizada automaticamente na tua candidatura ao ensino superior. Mas, claro, és livre de alterar as tuas opções, sendo que só nesse caso é que precisas de pedir uma nova ficha ENES e submeter uma nova candidatura. Quem não quer alterar não precisa de pedir a ficha ENES. A alteração das notas na candidatura, embora automática, não é imediata, e demorará alguns dias.

O que devemos escrever no pedido de reapreciação?

O pedido de reapreciação apenas pode ter por fundamento a discordância na aplicação dos critérios de classificação, questões de natureza científica e a existência de vício processual. Esta não pode conter dados que te identifiquem ou à tua escola, nem qualquer referência à tua situação escolar tais como quanto te falta para concluíres a disciplina ou quanto precisas para entrar num determinado curso, sob o risco de te anularem o pedido.

Documentos

Partilhe...
André
André

Estudante de Humanidades do Ensino Secundário. Entusiasta pela área da Educação. Futuro Docente de História do 3.º Ciclo ao Secundário. Esteve em luta com os PE nas greves de 2022/23, tendo dado declarações para a CNN Portugal em Direto.

Artigos: 2220

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *