6.10.2023: Plataforma Anuncia Greve de Professores

6.10.2023: Plataforma Anuncia Greve de Professores

Se tem filhos em idade escolar, anote esta data: 6.10.2023 – CNN Portugal (iol.pt)

Greve de professores em todo o país. Fenprof prevê que o início do próximo ano escolar vai ser “muito turbulento”

Em representação de uma plataforma de nove organizações sindicais, o secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof) anuncia uma greve de professores para 6 de outubro em todo país. Acontece após uma série de “iniciativas que depois serão reveladas” para assinalar o Dia do Professor, na primeira semana desse mês. 

A plataforma esteve reunida durante a manhã desta sexta-feira, em Lisboa, para fazer um balanço do ano letivo e decidir como continuar a luta a partir de setembro. 

“O que marca o ano letivo 2022/2023, no entender das nove organizações sindicais, é a falta de professores, não as greves”, defende Mário Nogueira, numa conferência de imprensa. 

Mário Nogueira destaca ainda que uma das prioridades é a recuperação dos 6 anos, 6 meses e 23 dias de serviço e manifesta preocupação com o próximo ano letivo, cuja maior dificuldade, diz, passa pela falta de professores nas escolas. “Até ao final deste ano serão cerca de 3500 os docentes que se reformam. Não há este número de novos docentes nos mestrados em ensino no país.”

Além disso, prevê que “o início do próximo ano escolar, mesmo estando nós em julho”, seja “muito turbulento”: não há informação das mobilidades docentes, mobilidades estatutárias, aspetos relacionados com a burocracia nas escolas, etc. Mas promete: “Vamos continuar a vestir esta camisola todos juntos”. 

Numa ação convergente, as nove organizações sindicais asseguram que vão “continuar a luta de reivindicação das melhorias em 2023/2024”, já no início de setembro. Serão entregues pré-avisos de greve ao trabalho extraordinário a partir de 12 do mesmo mês. 

Mário Nogueira também avisa que, se o Orçamento do Estado para o próximo ano não priorizar os professores e as escolas em termos monetários, “os professores manifestar-se-ão nas ruas, em formas de protesto a definir”. 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prev
Matrículas do 2.º ao 5.º ano: Prazo Até 12 de julho
Matrículas do 2.º ao 5.º ano: Prazo Até 12 de julho

Matrículas do 2.º ao 5.º ano: Prazo Até 12 de julho

O Ministério da Educação informou esta sexta-feira que o portal das matrículas

Next
Creches: Mais Crianças Por Sala Já Este Ano
Creches: Mais Crianças Por Sala Já Este Ano

Creches: Mais Crianças Por Sala Já Este Ano

Creches podem ter mais crianças por sala já este ano

You May Also Like
Total
0
Share