Mais de 500 mil provas serão feitas em computadores

 O primeiro grande teste para a desmaterialização das provas nacionais em Portugal está prestes a acontecer. No dia 24 de maio, cerca de 45 mil alunos do 8º ano irão realizar as primeiras provas em formato digital, de Ciência Naturais e Físico-Química. Uma hora depois, será a vez dos outros 45 mil estudantes realizarem as mesmas provas.

Este processo de “desmaterialização” das provas exige precauções redobradas por parte das autoridades educativas. Se tudo correr bem, em 2025 não haverá mais provas nacionais a serem realizadas em papel em Portugal, tornando o país numa situação singular na Europa.

Até agora, todos os alunos realizavam as provas de aferição em papel, com os enunciados virados para baixo até ao sinal para os virar. No entanto, este novo formato trará inovações e desafios para os estudantes e para o sistema educativo português.

Este é um momento histórico para o sistema educativo português, e o sucesso deste primeiro teste é fundamental para o sucesso da desmaterialização das provas nacionais. É importante lembrar que esta medida visa tornar o sistema educativo mais moderno e sustentável, e garantir a igualdade de oportunidades para todos os alunos.

Fonte: O grande teste ao fim dos exames nacionais em papel está aí: em maio, mais de 500 mil provas serão feitas em computadores (expresso.pt)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prev
Acesso ao Ensino Superior Com 54.036 vagas

Acesso ao Ensino Superior Com 54.036 vagas

Há mais de 54 mil vagas para o início do concurso nacional de acesso

Next
Reunião Negocial Convocada Para Dia 5 De abril

Reunião Negocial Convocada Para Dia 5 De abril

Os sindicatos ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e

You May Also Like
Total
0
Share