Covid-19. Isolamento de infectados deixa de ser obrigatório | CoronavĆrus | PĆBLICO (publico.pt)
As pessoas infectadas com covid-19 vão deixar de ter isolamento obrigatório como acontecia até agora. Além disso, o SNS24 vai deixar de passar testes como acontecia até agora.
A notĆcia foi avanƧada pelo JN e confirmada mais tarde pelo PĆBLICO. A decisĆ£o surge depois de o Governo nĆ£o ter renovado situação de alerta por causa da covid-19. “Foi determinado nĆ£o prolongar a situação de alerta no território nacional continental no Ć¢mbito da doenƧa covid-19, bem como a cessação de vigĆŖncia de diversas leis, decretos-leis e resoluƧƵes aprovadas no Ć¢mbito da pandemia”, anunciou AndrĆ© Moz Caldas, SecretĆ”rio de Estado da PresidĆŖncia do Conselho de Ministros na quinta-feira.
A partir deste sĆ”bado, o rastreio Ć© comparticipado a 100% mediante uma prescrição mĆ©dica, tal como jĆ” se faz com as anĆ”lises clĆnicas ou outro meio complementar de diagnóstico, por exemplo, avanƧa o diĆ”rio portuense. Do mesmo modo, o isolamento de casos positivos deixa de ser obrigatório. AtĆ© esta sexta-feira, quem testasse positivo tinham que ficar em isolamento durante cinco dias. A partir de sĆ”bado, só deve cumprir isolamento quem quiser.