Voto Antecipado – 23 de janeiro




 

Nas próximas eleições legislativas será possível o voto antecipado, permitindo aos eleitores recenseados em território nacional votar em qualquer ponto do País, nas mesas de voto constituídas para o efeito, independentemente do seu local de voto registado nos cadernos eleitorais. Faça o registo aqui.

Se por alguma razão não puderem ou se simplesmente preferirem ir às urnas mais cedo, os eleitores poderão exercer o seu direito de voto no dia 23 de janeiro, uma semana antes da data oficial das eleições.

Pode inscrever-se entre o dia de hoje e o dia 20 de janeiro.

Quem pode aderir ao voto antecipado, no dia 23 de janeiro?

Todos os eleitores recenseados em território nacional podem inscrever-se no voto antecipado. O voto antecipado não está disponível para eleitores recenseados no estrangeiro e que estejam em Portugal no dia 23.

Se, apesar de inscrito, não conseguir votar no dia 23, posso votar no dia 30?

Sim.

Como posso inscrever-me no voto antecipado?

A inscrição na modalidade de voto antecipado deve ser feita entre os dias 16 e 20 de janeiro, pelo site www.votoantecipado.mai.gov.pt. Ao aceder a esta plataforma electrónica basta que insira os seguintes dados:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • número de identificação civil;
  • morada;
  • mesa de voto no município onde pretende exercer o direito de voto antecipado;
  • número de telefone;
  • email (caso disponível).

Após esta operação, no dia 23 de janeiro, deve apresentar-se na mesa de voto escolhida, na posse de documento de identificação válido, e indicar a freguesia em que se encontra inscrito no recenseamento eleitoral.

Qual a mesa de voto onde poderei votar antecipadamente?

Para o voto antecipado, pode inscrever-se para votar no local que lhe seja mais conveniente, desde que no local haja mesas constituídas para o efeito, não sendo necessário coincidir com o da morada de recenseamento eleitoral.

André Rodrigues
André Rodrigues

Estudante de Humanidades do Ensino Secundário. Entusiasta pela área da Educação. Futuro Docente de História do 3.º Ciclo ao Secundário. Esteve em luta com os PE nas greves de 2022/23, tendo dado declarações para a CNN Portugal em Direto.

Artigos: 1744

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *